sábado, 30 de março de 2013

TV e VIDEO- ENTREVISTAS

            Olá pessoal, nestas últimas semanas de aula, ficamos encarregados de fazer um seminário  no qual foi dividido em quatros equipes, com os respectivos temas: Internet e educação, Rádio e educação, Tv e vídeo e Impressos e educação.

Vou mim ater ao do meu grupo TV e vídeo na educação para descrever por escrito as falas das professoras no nosso trabalho em campo, que foi bastante gratificante e possibilitou chegar mais perto da realidade das escolas privadas e públicas. Aqui irei colocar entrevistas com a professora e vice- diretora da Escola Municipal Professora Dáulia Angélica de Souza Santos, pois foi a que mais tivemos contato com a escola, com o espaço fisico, alunos, professores e outros funcionarios que ali estavam naquela tarde. A entrevista foi feita por mim e por minha colega da turma Jessica Lima.

 È de grande importancia o uso das mídias nas praticas docentes, pois oferece ao aluno maior flexibilidade, interatividade e novas formas de perceber o que o cerca. Integrar conteúdos nas mídias existentes na escola adequadamente, aproxima o professor dos alunos, facilitando e dinamizando o processo de ensino-aprendizado. Contudo para que isto ocorra é preciso que o professor reconheça a influência dos meios de comunicação exerce sobre as pessoas e tenha conhecimento de como utiliza-los e intervir quando necessário.



     
         Entrevista com a professora de língua portuguesa





Qual o seu objetivo ao utilizar a tv e o vídeo em suas aulas?

           Bom, como trabalho com Língua Portuguesa, utilizo o vídeo como estímulo à leitura, minhas principais atividades são os filmes de época e todos legendados, para que ao alunos leiam com mais entusiasmo.



Quais as dificuldades para o uso dessas tecnologias na sala de aula?

        A maior dificuldade enfrentada, não só por mim, mais também por outros professores é a má conservação dos equipamentos. Algumas Tvs, ficam trancadas num depósito com defeitos, e o órgão responsável não recolhe pra o conserto, existem muitas tvs e dvds na escola porém a quantidade não é suficiente, aí temos que pedir antecipadamente para a aula para que possamos usar., sem falar na estrutura física, pois utilizamos a biblioteca.



qual a importância de se adotar esses métodos no processo de ensino-aprendizagem? 

             O  meu maior objetivo é estimular a leitura dos jovens, desenvolvendo esses métodos, posso contar com a liberdade de expressão deles, pois antes de passar o trabalho a ser cobrado em outro momento, eu entro em um debate sobre o filme com eles, e eles me dizem quais as partes que mais marcaram, que gostaram mais, e até a atenção deles fica melhor que na aula mais tradicional, a famosa lousa e caderno. 


  
Entrevista com a vice-diretora



Qual a importância da TV e vídeo para o ensino-aprendizado?


         È de grande importância, pois com o usos das tecnologias de informação e comunicação já presentes no cotidiano do jovem e da criança, fazem com que elas ganhem interesse em acompanhar os conteúdos, podendo interagir, analisar e desenvolver o senso crítico, com a mediação do professor sempre. Antes de tudo deve haver o planejamento de aula.


A escola possui recursos suficientes e sala de vídeo para a realização destas atividades?

           Ainda não temos sala de vídeo, porém há um  projeto que já foi encaminhada a secretaria de educação,  para adaptar a sala. No momento estamos utilizando a sala de vídeo. Temos 13 televisores de 42”, porém estão paradas, pois precisam de manutenção. Só temos disponíveis 1 televisão para todos os professores

Quem disponibiliza estes recursos para a escola?

          Os televisores foi um acerto com o governo federal e o municipal. Temos o dinheiro da escola onde compramos os vídeos. Nos temos 11 DVD’s, 2 data shows, maquinas filmadoras. O secretario empreende e compra estes matérias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário