Vou mim ater ao do meu grupo TV e vídeo na educação para descrever por escrito as falas das professoras no nosso trabalho em campo, que foi bastante gratificante e possibilitou chegar mais perto da realidade das escolas privadas e públicas. Aqui irei colocar entrevistas com a professora e vice- diretora da Escola Municipal Professora Dáulia Angélica de Souza Santos, pois foi a que mais tivemos contato com a escola, com o espaço fisico, alunos, professores e outros funcionarios que ali estavam naquela tarde. A entrevista foi feita por mim e por minha colega da turma Jessica Lima.
È de grande importancia o uso das mídias nas praticas docentes, pois oferece ao aluno maior flexibilidade, interatividade e novas formas de perceber o que o cerca. Integrar conteúdos nas mídias existentes na escola adequadamente, aproxima o professor dos alunos, facilitando e dinamizando o processo de ensino-aprendizado. Contudo para que isto ocorra é preciso que o professor reconheça a influência dos meios de comunicação exerce sobre as pessoas e tenha conhecimento de como utiliza-los e intervir quando necessário.
Entrevista com a professora de língua portuguesa
Qual o seu objetivo ao utilizar a tv e o vídeo em suas aulas?
Bom, como trabalho
com Língua Portuguesa, utilizo o vídeo como estímulo à leitura, minhas
principais atividades são os filmes de época e todos legendados, para que ao
alunos leiam com mais entusiasmo.
Quais as dificuldades para o uso
dessas tecnologias na sala de aula?
A maior dificuldade
enfrentada, não só por mim, mais também por outros professores é a má
conservação dos equipamentos. Algumas Tvs, ficam
trancadas num depósito com defeitos, e o órgão responsável não recolhe pra o
conserto, existem muitas tvs e dvds na escola porém a quantidade não é suficiente, aí temos
que pedir antecipadamente para a aula para que possamos usar., sem falar na
estrutura física, pois utilizamos a biblioteca.
qual a importância de se adotar
esses métodos no processo de ensino-aprendizagem?
O meu maior objetivo
é estimular a leitura dos jovens, desenvolvendo esses métodos, posso contar com
a liberdade de expressão deles, pois antes de passar o trabalho a ser cobrado
em outro momento, eu entro em um debate sobre o filme com eles, e eles me dizem
quais as partes que mais marcaram, que gostaram mais, e até a atenção deles
fica melhor que na aula mais tradicional, a famosa lousa e caderno.
Entrevista com a vice-diretora
Qual a importância da TV e vídeo para o ensino-aprendizado?
È de grande
importância, pois com o usos das tecnologias de informação e comunicação já
presentes no cotidiano do jovem e da criança, fazem com que elas ganhem
interesse em acompanhar os conteúdos, podendo interagir, analisar e desenvolver
o senso crítico, com a mediação do professor sempre. Antes de tudo deve haver o planejamento de
aula.
A escola possui recursos suficientes
e sala de vídeo para a realização destas atividades?
Ainda não temos sala de vídeo, porém há um projeto que já foi encaminhada a secretaria
de educação, para adaptar a sala. No
momento estamos utilizando a sala de vídeo. Temos 13 televisores de 42”, porém
estão paradas, pois precisam de manutenção. Só temos disponíveis 1 televisão
para todos os professores
Quem disponibiliza estes recursos
para a escola?
Os televisores foi um acerto com o governo federal e o
municipal. Temos o dinheiro da escola onde compramos os vídeos. Nos temos 11 DVD’s, 2 data
shows, maquinas filmadoras. O secretario empreende e compra estes matérias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário