segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Recursos para a educação

Para facilitar o ingresso dos alunos ao ensino, principalmente aqueles que moram distantes das instituições de ensino,  a educação a distancia vem como meio que possibilita a formação destes individuos. Na educação tradicional o professor tem como responsabilidade e objetivo fazer com que os alunos aprendam o que foi dito, na perspectiva do mundo virtual, o aluno através das temáticas e discussões venha criar sua própria autonomia, onde o professor venha a ser um mediador. 

A questão do que é ser distante atrai outros significados, muito além de uma questão geográfica  passa a ser uma questão semântica  ou seja basta que haja interação entre os indivíduos para que o aprendizado venha a ser efetivado, o que nos faz pensar que também pode fazer parte do ensino-aprendizagem. Analisando melhor podemos perceber que as universidades virtuais tem um basto custo, relacionado as universidades presencias, porém tem-se uma baixa qualidade no que se refere a falta de professores disponíveis onlines para que possam atender a demanda da formação. 


De acordo a discussão do texto de Pierre Levy, Cap. XI , " As mutações da educação e a economia do saber" , nos remete a refletir a importância do uso da educação online, também no ensino fundamental, como meio de aprendizado. Para isto é preciso que tanto as modalidades presenciais quanto a distância, possam andar juntas no processo educativo. Sendo válido lembrar, novamente, que muitos professores ainda não estão aptos ao uso das tecnologias em sala de aula, por falta de formação e por ter vindo de uma escola tradicional, com culturas diferentes . As tecnologias devem ser utilizadas de maneira adequada , que possa resultar em propostas de mudanças para o mundo.


Um comentário:

  1. Karielle,
    teu blog está incompleto, não apresenta hipertextualidade, falta o vínculo com todos os colegas, e procure trazer postagens mais narrativas, com tuas próprias experiências

    ResponderExcluir