segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

O saber na contemporaneidade

O mundo vem passando por mudanças com muita velocidade, e as pessoas em todo lugar tem acesso a informações. A tecnologia tem avançado muito nesta questão e hoje estamos inseridos em um processo que facilita essa abertura das informações e conhecimentos. Podemos observar o processo de desenvolvimento das formas de comunicação desde os primórdios, onde ainda não existia a escrita mas utilizavam-se de desenhos para a comunicação, com  até os tempos de hoje ,com a utilização dos sistemas de rede, que vai além disto. Podemos mencionar também a questão no ambiente de trabalho, onde as novas tecnologias da informação, possibilitou as empresas viessem a produzir mais, cada vez mais. Assim podemos falar na nova relação com o saber, onde o aluno através das redes e das novas formas de adquirir conhecimentos e capacitação, vem ganhando mais produtividade e habilidades, assim através de uma inteligencia coletiva.





Devido a isto a escola tem o papel de mediar , orientar os alunos no processo de informação e neste novo contexto q estamos inseridos. É através disto, apesar das vários fontes de se adquirir conhecimento, a escola tem como compromisso, inserir o aluno na dimensão critica daquilo que se chega (informação), pra que estes dispositivos sejam utilizados de maneira apropriada, ou seja que venha refletir positivamente na relação com o mundo. É preciso q os professores estejam devidamente preparados a este tipo de trabalho, já que alguns rejeitam por insegurança de não saber como manusear e por falta de conscientização, construindo assim novos modelos do espaço do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário